Amálgama. Confira a importância da remoção segura desse metal nocivo à saúde.


É fato que a restauração dentária com amálgama foi o principal procedimento adotado pelos dentistas durante anos. Mas, a partir de 2019, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibiu completamente o uso desse material no Brasil. Isso porque foi descoberto o alto teor de toxicidade do mercúrio em pó em humanos. Esse é um dos componentes dessa liga metálica.

Como qualquer outra parte do corpo, a boca e os dentes em pleno funcionamento são importantes para diferentes funções fisiológicas. E, durante séculos, a ciência da saúde bucal procura os melhores meios para agregar bem-estar àqueles que precisam de ajuda.

Nesse contexto é importante lembrar que, devido a problemas dentais, muitos acabam passando pela necessidade de recuperar a qualidade original da dentição. Seja pelas cáries, que afetam cerca de 90% dos brasileiros (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo) ou por quaisquer outras condições prejudiciais aos dentes.

E entre as alternativas para a recuperação dentária havia o uso da restauração com amálgama. Surgindo em 1826, esse material é resultado de uma liga de metais em conjunto com mercúrio para recuperar a dentição de seus pacientes. Em suma, esse foi por muito tempo o único método para a restauração dentária.

Mas, atualmente, com o desenvolvimento da odontologia, diferentes materiais podem ser usados para o processo de restauração. Além de serem mais saudáveis, essas novas alternativas também asseguram maior durabilidade, resistência a impactos e estética mais apurada.

Amálgama e materiais alternativos

Existem diferentes resinas compostas que podem ser tão duradouras, ou mais, do que a amálgama. E o mesmo serve para a cerâmica, outro material alternativo e viável.

Um dos diferenciais mais visíveis no uso de resinas e cerâmica para a restauração dentária é a melhora da aparência dos dentes. Afinal, ao substituir um material escuro, como a amálgama, por um de cor natural, preserva-se a real tonalidade da dentição. Além disso, há outro aspecto fundamental: o aumento da resistência dos dentes.

Em suma, a maioria das resinas é composta por materiais que não tem nenhuma ou muito pouca absorção pelo organismo e possuem um bom preço. Sílica, quartzo e vidro são os principais componentes associados aos materiais usados na resina odontológica. E o principal fato é que esses não são tão nocivos quanto a amálgama.

Inclusive, você sabia que em uma restauração de amálgama 50% do material implementado é o mercúrio? Aliás, a quantidade usada desse material em uma restauração pode liberar entre 1.660 e 13.000 vezes, o que é considerado seguro à saúde.

Se você nunca ouviu falar sobre intoxicação com mercúrio, saiba que esse elemento pode causar problemas enormes para sua saúde.

Prezar pela remoção segura, assim como pelo uso de materiais alternativos, é de extrema importância para seu bem-estar e saúde. Atualmente existem métodos de remoção que previnem pacientes e profissionais dos efeitos nocivos provocados pela amálgama.

Objetivo da remoção segura da amálgama

Na Clínica Aodonto, prezamos pela saúde e bem-estar do paciente. Começando por nossa missão de entregar atendimento odontológico seguindo rigorosos critérios que preservam a saúde do paciente. Vale ressaltar que um dos nossos diferenciais é a escolha de materiais biologicamente adequados ao corpo humano, bem como de métodos seguros.

Ainda sobre remoção, há um grande perigo que deve ser destacado. Infelizmente, a maioria dos dentistas executa a remoção de forma inadequada, incorporando toda agressividade do mercúrio à mucosa bucal dos pacientes.

É sabido que a intoxicação pode trazer efeitos irreversíveis à saúde: dores articulares, alterações cardíacas e doenças degenerativas graves.

Por isso, ao oferecer a remoção da amálgama, nós da Aodonto nos comprometemos ao máximo com a segurança dos nossos clientes. Seja durante o preparo para o procedimento, no processo de remoção e no pós-remoção, nós garantimos que a intoxicação por mercúrio não ocorra.

Nosso objetivo é certificar que os perigos silenciosos da remoção inadequada da amálgama não aconteçam por descuido técnico ou outro motivo. Então, se você quer remover de forma segura a amálgama, a Clínica Aodonto é o lugar certo.