PERIODONTIA: TRATAMENTO DA GENGIVA


A boa saúde do dente é abrangida pelo bom estado das gengivas, ossos e ligamentos que circundam os dentes. Esse é o objetivo do tratamento periodontal, que visa melhorar problemas decorrentes da gengivite ou periodontite.

Além do acúmulo de placa bacteriana, essas doenças periodontais podem ser causadas por diversos fatores como fumo, estresse, alguns medicamentos, mudanças hormonais, como no caso de mulheres durante a gravidez, diabetes e outras doenças que afetam o sistema de defesa do organismo.

A doença periodontal dificilmente apresenta dor. Os principais sintomas são o sangramento, gengivas vermelhas e/ou inchadas, dentes amolecendo ou mudando de posição, mau hálito constante ou gosto ruim na boca.

Gengivite

Sendo de fácil tratamento, essa doença se limita a gengiva, a qual inflama devido a presença da placa bacteriana que se forma ao redor dos dentes e da gengiva.

Normalmente, com uma visita ao dentista para profilaxia, uma correta escovação e o uso de fio/fita dental, a doença regride, uma vez que o osso e o tecido conjuntivo que sustentam o dente ainda não foram atingidos.

Seus principais sinais são o sangramento após a escovação ou o uso de fio dental e a gengiva inchada e avermelhada. Se não for tratada a gengivite pode evoluir para periodontite.

Periodontite

Doença que atinge os tecidos de sustentação dos dentes. Nesse caso, o osso vai sendo reabsorvido devido à infecção. A gengiva “descola” dos dentes, formando a chamada bolsa periodontal.

Nesse estágio, por se tratar de algo mais grave, consultar o dentista é importantíssimo. Pois, se não tratada a tempo, a doença pode causar perda dos dentes.

É importante destacar também que os retornos periódicos ao dentista são muito importantes para a manutenção do tratamento. Depois de tratada, escovar os dentes e usar o fio dental corretamente ajuda a prevenir essa doença e manter a saúde bucal.