ORTODONTIA
A harmonia entre os dentes é essencial para garantir o bom funcionamento da arcada dentária. Dentes tortos e fora da posição correta prejudicam de forma significativa a estética, a função mastigatória e várias outras estruturas como dentes, músculos, ossos e principalmente as articulações (ATMs) consequentemente sobrecarregadas.
Diversos tipos de aparelhos, tanto os fixos quanto os removíveis, são utilizados para ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos, direcionar o crescimento mandibular e maxilar.
Esses aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares, de acordo com a gravidade do problema.
O Tratamento Ortodôntico
Apesar de não existir idade mínima para realizar a primeira consulta ao ortodontista, a época mais oportuna é no começo da troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes, ou seja, no início da dentição mista.
Porém, nunca é tarde para se começar um tratamento ortodôntico. E apenas o dentista ou ortodontista pode determinar se o paciente será beneficiado por meio de um tratamento ortodôntico.
Para isso, comumente é solicitado uma documentação ortodôntica (moldes de gesso de seus dentes e fotografias e radiografias especiais), além de um exame criterioso feito pelo especialista. Assim é desenvolvido o planejamento do caso com a indicação do aparelho correto.
Tipos de Aparelhos
A escolha do aparelho correto depende das características dos problemas a serem corrigidos. Trabalhamos com diversos tipos de aparelhos: aparelho removível, aparelho fixo metálico, aparelho fixo estético (porcelana ou safira), aparelho móvel estético e também com o aparelho autoligado que, em alguns casos, é capaz de reduzir pela metade o tempo de tratamento.
Alinhadores Transparentes
Apesar de a questão estética parecer a mais atrativa, uma das principais vantagens dos alinhadores é a possibilidade de removê-los para fazer as refeições, o que facilita a escovação e o uso do fio dental.
Além de contribuir para a saúde dos dentes, isso torna mais prático o dia a dia de quem usa o aparelho.
Os alinhadores também possuem uma certa elasticidade e resistência. Ao ser colocado, o acessório vai “tentar” voltar à sua posição normal. Isso gera uma força leve e contínua, capaz de “levar” (aos poucos) os dentes para a posição correta.
O princípio é o mesmo dos aparelhos “convencionais” e, se comparado com o de metal, o alinhador transparente consegue corrigir com mais eficiência problemas como má-oclusão (desalinhamento entre os dentes de cima e de baixo), dentes tortos, encavalados, com muito espaço entre eles ou imperfeições no alinhamento.
O alinhador pode ser usado por crianças, adolescentes e adultos. No tratamento, a pessoa vai realizando a troca sequencial (a cada duas ou três semanas, no máximo) conforme a regressão do o problema, até sua total correção.